Como Agradar Seu Cliente.

         6 grandes dicas sobre como manter seu cliente







Um cliente para muitas empresas é apenas mais um. E isso se tornou comum com a revolução industrial e isso é considerado uma boa prática para quem fábrica.

O grande problema é que deixamos de enxergar as pessoas como pessoas e passamos a vê-las como máquinas de consumir. Tornamo-as mais comuns umas às outras e esquecemos que temos particularidades, somos únicos.

Nos últimos anos, nós, seres humanos, percebemos isso e voltamos a nos importar com quem somos de verdade. Diminuirmos nossa racionalidade e aumentamos nosso sentimentalismo. Queremos ser únicos, diferentes e pessoais.

Essa mudança de comportamento foi notada por muitas empresas, apesar de ainda hoje enfrentarmos dificuldades em ter bom atendimento em muitos estabelecimentos.


Me lembrei de um dia que fui participar de uma apresentação sobre Big Data na vila Olimpia (SP) 
(Postei o resultado aqui: http://blog.contateagora.com.br/2014/07/big-data-5-passos-para-implementacao.html). Após o término, eu estava seguindo o caminho e passei por uma vitrine que tinha alguns perfumes que me interessaram.

Parei pra perguntar o preço naturalmente, mas sem a intenção real de comprar.

O Sr. José me recebeu muito bem, com a aparência simples, quase mal vestido (camisa, bermuda e sandália),
com a barba por fazer. Perguntou o que eu queria e fui bem direto, até seco pra tentar ser rápido.

Ele entregou o perfume e perguntou: "É pra você?".

Respondi que sim, mas que também gostaria de ver um para minha esposa. Ele imediatamente começou a me mostrar as opções também. Falamos de preços, variações de aroma, tipos, contra tipos, entre outros detalhes de perfumes.

Me surpreendi com a conversa e perguntei de onde veio tanto conhecimento. Ele contou sua história:

"Eu era bem sucedido. Tinha carros, casa, uma família, era diretor de uma empresa de tecnologia.
Perdi o emprego e por ter mais de 40 anos, tive dificuldade em encontrar uma nova oportunidade.
A falta de dinheiro para o padrão que tínhamos foi insuportável. Me separei da minha esposa e deixei tudo com ela. Casa, investimentos, carros, filhos, tudo. Saí apenas com a roupa do corpo e um carro.
Passei um tempo morando nele, sem saber o que fazer.
Certo dia consegui um pouco de dinheiro por algum serviço que prestei e desse dinheiro comprei algumas madeiras, um pedaço de plástico e alguns perfumes. Montei uma barraca para tentar vender. Felizmente, tive sucesso e depois disso, só aumentei a quantidade de produtos. Hoje tenho mais de uma casa, minha lojinha (na
rua Tabapuã, uma das mais badaladas de SP) e aproveito a vida."

Resultado: Comprei 2 perfumes, por um preço maior do que provavelmente eu compraria na internet.

A história do Sr. José é emocionante, mas o fato é que o atendimento dele foi tão especial que nem percebi os 40 minutos se passando. Foi a experiencia de compra mais incrível que eu já tive.

Nesse momento tirei 6 lições sobre como deve ser um relacionamento com clientes:


 - Atenda;
Dê atenção, ofereça um café, seja gentil. Dê motivos para seu cliente estar ali, além dos seus produtos. 
A forma como você recepciona seu consumidor, diz quem você é.

 - Converse;
Trocar informações não é um pecado. Não é perda de tempo. Estabeleça a confiança.

 - Conheça;
Escute o que seu cliente precisa. Direcione sua comunicação para entender o que ele quer e como surpreendê-lo.

 - Personalize;
Ofereça itens exclusivos, únicos, pessoais. Mostre que você percebeu o que ele quer.

 - Agradeça;
Gratidão é um dos sentimentos mais rápidos em gerar uma atitude.
Ex.: Quando você cede lugar a alguém em um ônibus, espontaneamente, imediatamente a pessoa pede pra segurar sua bolsa / mochila.

 - Repita tudo:
Essa rotina deve fazer parte do seu dia-a-dia. Para cada cliente, um atendimento. Crie um relacionamento e você sempre terá seu "parceiro" se lembrando de você.

Então não perca tempo, faça a diferença e mostre que seu e-mail não é apenas um robozinho que manda mensagens bonitas, valorize seu cliente.




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