3 Dicas de Redes Sociais para Empresas
No post de hoje vamos falar sobre redes sociais. Não sobre o que são redes sociais, mas sobre as oportunidades que as empresas podem encontrar nelas.
E a principal pergunta que as empresas fazem é: Quais as vantagens de ter um perfil, uma página ou um cadastro nas redes sociais?
De forma simples e direta: As pessoas se lembram de você !!!
O que é melhor pra sua marca do que fazer as pessoas se lembrarem dela ? Como diz aquele velho ditado, "Quem não é visto, não é lembrado". Com a diferença de ser lembrado por quem gosta de você (e consequentemente, te acompanha).
Além disso as redes sociais podem ser grandes ferramentas para empresas que querem ir além de simplesmente "compartilhar" e "curtir". Veja os 3 tópicos que fazem sua empresa não ser apenas um papagaio nas redes sociais:
1 - Monitorização
Quantas vezes você ficou sabendo que alguém falou mal da sua empresa ?
Descobrir isso na hora, é mais fácil de resolver do que se for 20 dias após a reclamação.
O segredo está em "ouvir a voz do povo" !!!
E se você pudesse saber o perfil das pessoas que falam (bem ou mal) da sua marca e poupar uns R$ 20 mil em pesquisas de mercado? Pra quem é micro, pequeno e médio, faz muita diferença (sei disso).
A NETNOGRAFIA nos permite definir padrões a partir do estudo de comportamentos de individuos na internet. E se você possuir essa informação pode transformá-la em diferencial para seu produto ou serviço.
2 - Social Analitycs
Como seu publico reage com suas postagens, fotos e notícias ? Eles estão interessados no quê (e como) você está dizendo ?
Saber os resultados e o comportamento de quem, em algum momento, se interessou por você é fundamental.
Dá pra intensificar o poder da marca usando esse tipo de ferramenta. Se você não souber ou não puder definir isso, pode estar gastando MUITO tempo e energia na estratégia errada.
3 - Social CRM
Interação é tudo !!!
As pessoas se sentem valorizadas quando as empresas conversam com elas. Isso não é novo, mas se você ainda não está fazendo isso, é hora de começar.
E pra fazer isso você não precisa ter uma central de atendimento telefônico 24x7. Pode usar o WhatsApp (que não é uma rede social), o próprio facebook ou até o twitter.
Exemplos disso são as marcas Centauro (@Centauroesporte) e Netshoes (@sigaNetshoes) que conversam diretamente com o consumidor através das contas do Twitter.
Ao invés de atender muitos, atenda rápido. Essa é a regra que determina quem sai na frente pra ganhar o cliente.
E agora?
Você deve estar pensando: E como fazer tudo isso? Que ferramentas eu uso? Alguém pode fazer por mim?
Você pode fazer tudo isso através dos próprios perfis de suas redes sociais !!! Pode parecer fácil, mas fazer essa gestão sem uma ferramenta adequada, pode tomar muito do seu tempo.
O ideal é encontrar uma ferramenta que te ajude nisso.
Existem vários softwares no mercado que oferecem isso. Algumas gratuitas, outras em modelo Freemium e algumas mais avançadas, só que pagas.
Da análise que fizemos, a mais completa atualmente é a BuzzMonitor que atende tudo o que comentei aqui e é muito simples de usar além de ser a primeira na linha de Social Intelligence da América Latina.
O custo/benefício é alto, se comparado ao que o Hootsuite, Yoono e até mesmo ao Scup.
Se sua intenção é não deixar seu core-business, a Contate Agora também pode te ajudar, seja na escolha da ferramenta ou na própria gestão das redes sociais.
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