Big Data - 5 Passos para a implementação
O Big Data está ajudando muitas empresas a se anteciparem a seus clientes. Descobrindo informações que nem eles sabem que existem. Mas antes de explicar, quero compartilhar uma história com vocês. Veja a seguir:
Um pai de família recebeu um jornal de uma grande rede varejista norte americana com diversas ofertas relacionadas a bebês. O pai entrou em contato com a rede inconformado, pedindo para nunca mais receber aquele tipo de oferta, já que uma filha adolescente morava na casa e isso incentivaria a moça a ficar grávida.
Dias depois o gerente da loja entrou em contato para confirmar se estava tudo bem e os informativos estavam corretos. O pai, envergonhado, pediu desculpas pela atitude grosseira que teve, pediu para enviarem novamente o jornal e ressaltou: Vocês tinham razão, minha filha está grávida.
A pergunta chave é: Como a rede descobriu que a filha estava grávida antes do próprio pai ?
Além de, claro, o problema de diálogo dentro de casa, os hábitos da adolescente demonstraram que haveriam possibilidades de ela estar grávida. Isso foi determinado através do Big Data.
O Big Data é um conceito. Ele preza (de forma superficial) que as informações disponíveis podem ser processadas com alguns direcionamentos e em grande velocidade, com o objetivo de gerar novas informações. A história acima demonstra isso muito bem.
Ele pode ser usado para diversas finalidades: Oferecer experiencias únicas, aumentar assertividade, entender comportamento, entre outras. Isso tem levado diversas empresas a investirem pesado em soluções que apliquem esse conceito.
O Big Data é um conceito. Ele preza (de forma superficial) que as informações disponíveis podem ser processadas com alguns direcionamentos e em grande velocidade, com o objetivo de gerar novas informações. A história acima demonstra isso muito bem.
Ele pode ser usado para diversas finalidades: Oferecer experiencias únicas, aumentar assertividade, entender comportamento, entre outras. Isso tem levado diversas empresas a investirem pesado em soluções que apliquem esse conceito.
A implementação desse recurso ainda depende de consideráveis valores de investimento, mas a realidade está mudando. E pra você se preparar para esse novo mundo de possibilidades destacamos 5 passos para se preparar para o Big Data:
1 - Capturar as informações (on e off)
A análise depende de uma série de dados obtidos através de comportamentos no site, na loja física, aplicativos mobile, facebook, entre outros. Quanto mais informações maior a chance de atingir o objetivo.
E aqui quero destacar a importância da inserção correta de informações nos sistemas existentes, sejam eles planilhas, gerenciadores ou ERPs.
Se as informações estiverem incorretas, todo o restante está comprometido.
2 - Refinar - Segmentar (estatísticas e algoritmos)
Estabelecer modelos estatísticos e algoritmos (hã?!?!) para separar e entender os dados.
Você não precisa entender disso, mas tem que saber que tudo é feito baseado em estatísticas. Quantas vezes alguém procura um TV 60" às vésperas da copa ? Pode ser um sinal de interesse dos seus clientes. Sua decisão vai se basear no resultado dessas comparações.
3 - Empacotar - Disponibilizar
Apenas ter os dados não resolve nossos problemas. Temos que mostrá-los para quem tem poder de tomar decisões. A análise não mostra as soluções, mas oferece insights que vão direcionar o planejamento das ações e atividades.
4 - Distribuir - Compartilhar e colaborar (todos ganham)
Entregar a informações e seus insights para as pessoas que vão planejar ações sobre isso.
Um gerente tem que saber que oferecer o produto A tem mais chances de efetivar uma venda do que mostrar o produto B para determinado público-alvo.
5 - Agir - Tomar decisões (experiencia, personalização, Campanhas)
Legal, já sei o que eu posso fazer ... Mas se não fizer nada, só foi dinheiro jogado fora.
O gerente precisa mudar o site, enviar um e-mail, adicionar um banner, fazer um cartaz, alterar o sistema ou até treinar melhor a equipe.
Conclusão
Esses passos implementados sem uma estratégia não vão garantir a sua empresa posicionamento e retorno. Mas se estiverem alinhados com o objetivo principal, podem te levar a um patamar acima das outras empresas.
No evento que participei (comecei a falar disso nesse post ), a Adobe fez a apresentação do Adobe Marketing Cloud. Uma solução que pode gerenciar todo o fluxo para implementação de Big Data, desde a captura dos dados até a gestão de anúncios personalizados.
Ainda não usei, mas a ferramenta parece ser muito boa.
Se você quer saber mais sobre Big Data e suas implementações, siga a @RayssaK no Twitter ou dá uma olhada no Blog dela que fala muito (de forma técnica) sobre isso.
Agradecimentos à @marthagabriel e ao pessoal da Adobe que conduziram as apresentações.
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