5 Dicas para se tornar um afiliado
Olá, meu nome é Cristiano Furquim e eu sou da Contate Agora, marketing de resultado. Antes de falar sobre o tema do post, quero compartilhar uma história com vocês:
O vendedor de software
Há algum tempo conheci um vendedor que trabalhava para um empresa de desenvolvimento de software. Sempre que um concorrente aparecia com uma solução nova, o vendedor trocava de produto,
mas no fim das contas, sempre voltava. Isso acontecia porque o primeiro produto tinha qualidade bem superior aos outros, mas o vendedor precisava "Vender Mais".
Depois de uns 2 anos nessas idas e vindas o vendedor percebeu que o que ele deveria fazer não era
encontrar outros produtos pra vender, mas sim melhorar seu relacionamento com sua base de clientes
pra oferecer soluções certas e melhorar os produtos que ele já estava oferecendo.
Agora vamos lá:
Marketing, como todos sabem (ou deveriam saber) é a área da administração que tem a função de entender o comportamento das pessoas e assim, oferecer soluções para suprir (ou criar) desejos
e necessidades, seja para empresas ou pessoas físicas.
Assim podemos entender que tudo que chamamos de marketing tem a ver com o estudo comportamental, ok?
E o Marketing de Afiliados, onde entra nessa história ?
Afiliados são as pessoas que oferecem um produto ou serviço em troca de algum benefício, seja ele dinheiro, um favor, um presente, etc.
Qual a diferença entre afiliado e vendedor ?
O afiliado é um vendendor !!! Bem, essa afirmação não é totalmente verdadeira.
Na verdade, o BOM vendedor se torna um afiliado. Isso porque o afiliado tem um vínculo, pessoal com o produto ou serviço e também com seus fregueses (termo antigo, não ?!?!). Afinal, é a sua credibilidade que está em jogo.
O afiliado entrega conteúdo e se relaciona com seus fregueses comprando ou não seus produtos.
O vendedor pode vender qualquer coisa, de qualquer pessoa, em qualquer momento. O Afiliado aposta em um
produto e o faz dar certo.
O vendedor encontra uma pessoa e oferece um produto. O Afiliado encontra um produto e o apresenta para as pessoas que o acompanham.
O Vendedor entrega o produto e diz: "Obrigado e boa sorte!!". O afiliado entrega o produto e diz: "Vamos conversar em uma semana pra ver se o produto atendeu suas expectativas ?"
Tá Cristiano, E para minha empresa, o que isso ajuda ?
Imagina que você precise vender seu produto e ainda não tem o público certo. Você precisa se planejar para criar o público, gerar interesse, ativar a base de cadastros, vender, identificar os pontos de melhoria e iniciar o processo novamente.
Usando o marketing de afiliados sua empresa pula as fases "criar público", "gerar interesse" e "ativar a base de cadastros".
Além disso, o processo de identificação de melhorias é facilitado já que o afiliado já tem um relacionamento estreito com o público.
E aí vem a grande dúvida das pessoas: O que eu preciso pra me tornar um afiliado ?
Veja 5 dicas pra vc começar a pensar em se tornar um afiliado de sucesso.
1 - Encontre um bom produto - Preferencialmente identifique algum produto que você esteja habituado ou de um ramo que você já conheça. Se possível, use o produto antes de oferecê-lo. Se você oferecer um produto ruim, provavelmente não
terá oportunidade de consertar isso.
2 - Se relacione com seu público - Existem diversas formas para se relacionar. Pode ser através de redes sociais, e-mail, eventos, telefonemas, etc. Tenha as pessoas por perto, para elas se lembrarem de você. Identifique problemas e ofereça as soluções.
3 - Se relacione com seu produtor - Sempre que possível, mantenha contato com quem fabrica ou produz os produtos. Essa é a melhor maneira de garantir que você saberá as novidades antes de outros afiliados. Esteja sempre a frente.
4 - Esteja perto dos melhores - Sempre acompanhe quem está no topo do seu mercado. Perceba nas entrelinhas as atitudes e comportamentos de quem está se destacando e cole nele. Participe de tudo até você perceber o que pode te diferenciar e aí, tome a dianteira (de forma ética, claro !!!)
5 - Faça um bom curso sobre afiliados - Essa provavelmente é a melhor e mais fácil de todas as dicas. Essas dicas que demos aqui são bem superficiais e existem diversos cursos que ensinam técnicas
e apresentam ferramentas podem fazer toda a diferença entre você ser um afiliado de sucesso
ou apenas mais um tentando fazer alguma coisa.
O melhor deles atualmente é o TOP Afiliado (http://goo.gl/5E1Um2) do Romualdo Cronemberg e da Cris Franklin. Tenho acompanhado o trabalho deles e é realmente impressionante, mesmo.
Dica bônus:
6 - Utilize um bom programa de afiliados - Uma boa ferramenta para a gestão dos seus produtos vai facilitar (e muito) as suas atividades. Deixe a preocupação com pagamentos e rotinas burocráticas para a ferramenta. Hoje, eu indico (e uso) o Hotmart (http://goo.gl/pQ5PKo)
Agora quero pedir um favor.
Se você gostou, comente (e compartilhe) !!! Se não gostou (ou se não concorda com que foi dito), comente também !!!
Precisamos saber se o que estamos entregando atende suas expectativas.
Conheça mais sobre a Contate Agora. Acesse nosso site www.contateagora.com.br e veja o que já fizemos.
Comentários
Postar um comentário