Marketing Concentrado

O Marketing Concentrado nada mais é do que segmentação de mercado, e o que é segmentar o mercado? É o resultado da divisão de mercado em pequenos grupos, esse processo existe por conta do reconhecimento de que o mercado total mostra o conjunto de grupos com suas características diferenciadas que são chamadas de segmentos.

Por conta da igualdade dos consumidores que compõem cada segmento, esses consumidores tem uma grande tendência em responder de forma igual as estratégias do marketing. Eles têm uma grande caída para ter sentimentos e percepções iguais sobre um rol de marketing composto por um produto especifico no mercado.

A segmentação é composta por 4 etapas:
  1. Critérios de geografia, social, econômico e demográficos, personalidade de cada consumidor e seu estilo de vida, comportamento diante do produto (Fidelidade, decisão a face do produto, rentabilidade, função das situações ou eventos e os hábitos de utilização do produto).
  2. Descrição da característica de cada segmento.
  3. Escolha de mais de um segmento.
  4. Definir a política de marketing para cada segmento selecionado.

Para ter um resultado bom, tudo isso precisa ser cuidadosamente planejado, para se avaliar e chegar na escolha de um segmento de mercado, precisa ter a combinação de oportunidades de mercado com os programas de marketing, que são os 4 critérios citados acima.







Comentários

Postagens mais visitadas