Marketing Boca a Boca
Marketing
Boca a Boca
O marketing boca a boca tem o poder de mudar as
empresas para sempre. Quando você está comprometido em conquistar o respeito e
recomendação de seus clientes, o seu marketing se torna mais efetivo, os seus
clientes ficam mais felizes e, na grande maioria das vezes, você também ganha
mais dinheiro. Se você está apenas começando na vida empresarial ou se precisa
de uma ajuda para relembrar alguns conceitos chave, abaixo estão cinco
sugestões para lhe guiar:
1. Seja interessante ou seja invisível
1. Seja interessante ou seja invisível
2. Grandes gastos com publicidade são o
custo de ser chato
3. Resolver problemas é o marketing mais poderoso que você pode fazer
4. Marketing é o que você faz e não o que você diz fazer
5. Um real poupado é um real desperdiçado
3. Resolver problemas é o marketing mais poderoso que você pode fazer
4. Marketing é o que você faz e não o que você diz fazer
5. Um real poupado é um real desperdiçado
1. Seja interessante ou seja invisível
Nós não conversamos muito sobre produtos medianos,
de empresas chatas e com um atendimento ao consumidor medíocre. Se a sua
estratégia é tentar ser apenas “bom o suficiente”, você logicamente precisa de
uma nova.
Ao contrário, faça alguma coisa, no mínimo, fora do
padrão, encante as pessoas com o seu atendimento, seja notável. Faça as pessoas
desejarem falar sobre os seus produtos e serviços.
Se você é um fabricante de pneus e não sabe como
ser interessante, foque no conteúdo, foque no relacionamento, ajude seus
clientes com informações que possam ser úteis. Seja, acima de tudo, divertido e
bem humorado.
2. Grandes gastos com publicidade são o custo de
ser chato
Se você não for capaz de ser interessante, os
consumidores não irão conversar sobre você. Neste caso, você terá que gastar
com anúncios em jornais, TV, rádio e sites para que as pessoas saibam algo
sobre você, seus produtos e serviços.
Claro que há várias marcas que podem e devem fazer
isso, mas isto é muito caro e está cada vez mais difícil ser notado. E também é
menos divertido, sem relacionamento e emoção.
Aqui podemos dar como exemplo o recente caso dos
palitos de dentes Gina. Sem pretensão, um estudante de marketing criou uma
página no Facebook com nome “Gina Indelicada” e, após certa resistência por
parte da empresa detentora da marca, o personagem foi aceito. O resultado foi
uma página com mais de dois milhões de fãs, interagindo com a marca e
compartilhando conteúdo.
Quem imaginaria no passado recente que uma marca de
palito de dentes pudesse receber tanta atenção por tão pouco?
3. Resolver problemas é o marketing mais poderoso
que você pode fazer
Um consumidor nervoso irá contar para cinco pessoas
sobre sua experiência, mas um consumidor que foi bem tratado e teve seu
problema resolvido irá contar sua experiência para dez pessoas.
Encontrar formas de tornar um consumidor chateado
num consumidor feliz lhe renderá duas vezes mais recomendações do que fazer um
consumidor feliz logo de cara. É paradoxal, mas os serviços ao consumidor, em
geral, são tão ruins, que tratar bem um consumidor que está com problemas o
deixa tão surpreso, que ele sai contando para todos os seus amigos.
Aqui vale um exemplo: Um dia destes estava com um
problema na forma de pagamento dos nossos anúncios no Google e precisei enviar
um e-mail para o suporte deles. O e-mail de resposta, que não demorou muito
para chegar, começou da seguinte maneira, após os cumprimentos de praxe: “Antes
de mais nada, meu nome é Carol, trabalho aqui no Google, sou especialista em
AdWords e vou tentar te dar o melhor atendimento do mundo!”
Eu não estava nervoso com o problema, mas se
estivesse, com certeza teria soltado as pedras das mãos antes de responder.
Quanto a empresa Google gastou para que eu esteja aqui fazendo publicidade para
ela? Nem um centavo!
4. Marketing é o que você faz não o que você diz
fazer
Você não é o que os seus anúncios, press releases e
missão dizem ser. A sua empresa é o que os clientes dizem sobre ela. A sua
empresa é a soma de tudo o que as pessoas sentem quando interagem com os seus
produtos e serviços. A sua empresa é a experiência do usuário!
Aqui temos diversos exemplos mas, os que mais
chamam a atenção, são os casos das empresas de telecomunicação. Gastam fortunas
com publicidade para compensar o péssimo atendimento ao consumidor. Não adianta
anunciar o quão bom elas são, pois sabemos por experiência o quanto elas são
ruins. A sorte delas e azar nosso, é que o mercado é muito regulamentado pelo
governo e a concorrência é baixíssima, o que garante a sobrevida delas.
5. Um real poupado é um real desperdiçado
O quinto conceito resume um pouco de tudo o que
falamos. Números que podem ficar bem numa planilha normalmente se traduzem
pessimamente no mundo real das indicações boca a boca. Várias empresas tentam
economizar um real aqui e ali, mas qual é o resultado disso? Péssimo
atendimento ao consumidor e experiências desagradáveis, gerando péssimos
comentários e boca a boca negativo. Atendentes despreparados e consumidores
irritados.
Sempre um fator a ser lembrado na matemática do
marketing boca a boca, independentemente do que a sua planilha possa refletir
em termos de resultados financeiros, é que ela nunca poderá lhe indicar o quão
idiota você pode estar sendo com seus clientes.
Grave bem: um real “economizado” no relacionamento
com os clientes será no mínimo dois reais gastos em publicidade para tentar
recuperá-lo, em muitos casos, sem conseguir.
Portanto, independentemente de você vender produtos
de alta tecnologia ou commodities, o seu diferencial estará no relacionamento
com os clientes e na oferta de conteúdo!
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