Grassroots Marketing
Um tema pouco conhecido,
mas ultimamente está com um crescimento bem significativo, tanto por
empresas grandes e conhecidas, como por empresas pequenas e não muito conhecida
no mercado.
Grassroots significa (a raiz da grama),
essa expressão vem de movimentos ou grandes mobilização de grupos
relacionados a cultura, comunitários espontâneos, com objetivo de tornar
visível determinadas causas.
Pessoas que se reúnem para
fazer manifestações, movimentos,
grandes reuniões, são originais de Grassroots. A origem de grassroots não ficou
muito clara, muitos pensadores achavam que essa expressão fica meio escondida,
porém quando a grama cresce ela se espalha rapidamente e toma conta do campo a
onde foi plantada e chega muito mais rápido e vai muito mais além do que outras
plantações.
Esse tipo de expressão foi
criada por conta dos políticos, para que os eleitores saíssem em grupos grandes
para defender e divulgar os candidatos que estavam se elegendo na época.
O Grassroots foi muito
utilizada por candidatos Norte-Americanos, em 1903, foi criado um artigo de
defesa para a candidatura de um politico chamado Roosvelt,
ele afirmava que antes de tudo se espalhar, tinha que começar pela raiz,
(grassroots), ele transmitia a ideia de que tudo precisa de base para uma futura disseminação de candidatura. Com isso os candidatos
começaram a usar os mesmo pensamentos que para poder lançar suas candidaturas e
ganhar seus eleitores.
Nos últimos tempos esse
tipo de mobilização vem sendo muito usada para o meio ambiente, movimentos
relacionados a sustentabilidade, responsabilidade social, conscientização e para cuidarmos mais do nosso planeta, para que possamos assim ter uma vida mais saudável.
O Grassroots Marketing, é
uma ferramentas e instrumento de Marketing em grupos de pessoas de determinados
nichos ou comunidades com o objetivo de fazer com que outras pessoas se tornem
evangelizadoras da marca, de empresa, produtos ou serviço.
Evangelizadores são uma forma mais radical e mais intensa de um determinado fã da marca. Enquanto um fã compra um determinado produto da marca, o evangelizador faz com que a marca seja muito conhecida, começar a fazer as propagandas, falar, como se ele fosse contratado da empresa para fazer aquilo. E aí está a diferença, para ser algo verdadeiro não pode parecer que uma empresa contratou alguém para isso, mas sim pelos próprios componentes do grupo. Mas, as coisas que vem acontecendo com o tempo em ações de Grassroots Marketing é a mobilização não espontânea de grupos através de incentivos, pessoas que fazem esperando algo em troca de seu trabalho.
Evangelizadores são uma forma mais radical e mais intensa de um determinado fã da marca. Enquanto um fã compra um determinado produto da marca, o evangelizador faz com que a marca seja muito conhecida, começar a fazer as propagandas, falar, como se ele fosse contratado da empresa para fazer aquilo. E aí está a diferença, para ser algo verdadeiro não pode parecer que uma empresa contratou alguém para isso, mas sim pelos próprios componentes do grupo. Mas, as coisas que vem acontecendo com o tempo em ações de Grassroots Marketing é a mobilização não espontânea de grupos através de incentivos, pessoas que fazem esperando algo em troca de seu trabalho.
Grassroots Marketing
começou com pequenos discursos para pequenas plateias. No entanto,
a profissionalização chegou ao Grassroots Marketing.
Apesar do grassroots ter
origem em causas locais. Grandes marcas mundiais têm utilizado técnicas
para manter a fidelidade de clientes e consumidores em todo o planeta.
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