Grassroots Marketing

Um tema pouco conhecido, mas ultimamente está com um crescimento bem significativo, tanto por empresas grandes e conhecidas, como por empresas pequenas e não muito conhecida no mercado.

Grassroots significa (a raiz da grama), essa expressão vem de movimentos ou grandes mobilização de grupos relacionados a cultura, comunitários espontâneos, com objetivo de tornar visível determinadas causas.

Pessoas que se reúnem para fazer manifestações, movimentos, grandes reuniões, são originais de Grassroots. A origem de grassroots não ficou muito clara, muitos pensadores achavam que essa expressão fica meio escondida, porém quando a grama cresce ela se espalha rapidamente e toma conta do campo a onde foi plantada e chega muito mais rápido e vai muito mais além do que outras plantações.

Esse tipo de expressão foi criada por conta dos políticos, para que os eleitores saíssem em grupos grandes para defender e divulgar os candidatos que estavam se elegendo na época.

O Grassroots foi muito utilizada por candidatos Norte-Americanos, em 1903, foi criado um artigo de defesa para a candidatura de um politico chamado Roosvelt, ele afirmava que antes de tudo se espalhar, tinha que começar pela raiz, (grassroots), ele transmitia a ideia de que tudo precisa de base para uma futura disseminação de candidatura. Com isso os candidatos começaram a usar os mesmo pensamentos que para poder lançar suas candidaturas e ganhar seus eleitores.

Nos últimos tempos esse tipo de mobilização vem sendo muito usada para o meio ambiente, movimentos relacionados a sustentabilidade, responsabilidade social, conscientização e para cuidarmos mais do nosso planeta, para que possamos assim ter uma vida mais saudável.

O Grassroots Marketing, é uma ferramentas e instrumento de Marketing em grupos de pessoas de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de fazer com que outras pessoas se tornem evangelizadoras da marca, de empresa, produtos ou serviço. 
Evangelizadores são uma forma mais radical e mais intensa de um determinado fã da marca. Enquanto um fã compra um determinado produto da marca, o evangelizador faz com que a marca seja muito conhecida, começar a fazer as propagandas, falar, como se ele fosse contratado da empresa para fazer aquilo. E aí está a diferença, para ser algo verdadeiro não pode parecer que uma empresa contratou alguém para isso, mas sim pelos próprios componentes do grupo. Mas, as coisas que vem acontecendo com o tempo em ações de Grassroots Marketing é a mobilização não espontânea de grupos através de incentivos, pessoas que fazem esperando algo em troca de seu trabalho.

Grassroots Marketing começou com pequenos discursos para pequenas plateias. No entanto, a profissionalização chegou ao Grassroots Marketing.

Apesar do grassroots ter origem em causas locais. Grandes marcas mundiais têm utilizado técnicas para manter a fidelidade de clientes e consumidores em todo o planeta.




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