Saiba o que é Geomarketing

O que é Geomarketing?

Geomarketing é uma técnica de Marketing que consiste em visualizar mapas e analisar os dados como componente no processo de tomada de decisões no dia-a-dia nas áreas de Vendas, Trade e Marketing das empresas e várias indústrias.
O conceito do geomarketing está na ideia de que a localização geográfica dos clientes e prospects, tanto clientes como empresas, é uma peça importante para a caminhada dos negócios, para sabermos como agir nos locais geográficos de cada empresas.
Informações estratégicas como o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, só valem apena para uma empresa se com isso elas forem traduzidas em ações que podem ser planejadas, implementadas e mensuradas.
É nesse momento entra a Informação de Localização. Não é somente saber o tamanho do mercado, tem que saber quais os estados, os municípios, os bairros ou as carteiras que possuem maior potencial. Sem essas informações, a empresa corre o risco de perder algumas oportunidades de identificar o aumento de cobertura, expansão de mercado ou readequação de metas e da equipe de vendas.

A partir deste conceito, informações antes analisadas e visualizadas em bases de dados, planilhas e apresentações, adquirem uma nova dimensão, com a consideração dos dados sociodemográficos, de perfil geonegocial (comércio, serviços, etc.) e da atividade econômica de uma determinada área.

PRINCIPAIS COMPONENTES
A principal característica do Geomarketing é a associação de informações diversas a mapas digitais. Desta forma os componentes básicos de uma iniciativa de Geomarketing são: planejamento do estudo, os dados que serão analisados e a ​tecnologia que possibilita sua análise geográfica.


TECNOLOGIA
Os dados a que são utilizados passam pelo processo de “geolocalização”, esse registro é associado a uma variável geográfica, como Estado, Município, Bairro, CEP ou Logradouro, que nós dá a identificação de sua localização no espaço geográfico (LAT-LONG, ou latitude e longitude).

Desta forma, as informações que são analisadas podem ser localizadas em um mapa, através de um sistema chamado GIS ou SIG que significa: Sistema de Informação Geográfica, que integra várias bases de dados geo-referenciadas.
Esta tecnologia nos dá ama simplificação de análises complexas, como a identificação de concentrações de público alvo em áreas ainda não atendidas pela empresa e áreas com potencial de abertura de novos canais de atuação.


BASES DE DADOS
Os dados que são analisados podem ser diferentes fontes:

      - Bases de dados públicas, como o IBGE, PNAD, POF (Pesquisa de
        Orçamento Familiar), onde pode-se extrair dados como Renda
        Média Familiar,

      - População, Faixa Etária, Perfil da População Trabalhadora,
        Infraestrutura Domiciliar e Composição Familiar,

      - Bases de dados adquiridas de empresas especializadas
        (datasets, projeções, modelos estatísticos),

      - Bases de dados desenvolvidas especialmente para a análise a
        ser realizada (exemplo: pesquisas de concorrência, auditorias  

        de PDV, etc..)



http://www.geomarketing.com.br/#!o-que-e/c235r

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