Saiba o que é Geomarketing
O
que é Geomarketing?
Geomarketing
é uma técnica de Marketing que consiste em visualizar mapas e
analisar os dados como componente no processo de tomada de decisões
no dia-a-dia nas áreas de Vendas, Trade e Marketing das empresas e
várias indústrias.
O
conceito do geomarketing está
na ideia de que a localização geográfica dos clientes
e prospects,
tanto
clientes como empresas, é uma peça importante para a caminhada dos
negócios, para sabermos como agir nos locais geográficos de cada
empresas.
Informações
estratégicas como o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo,
só valem apena para uma empresa se com isso elas forem traduzidas em
ações que podem ser planejadas, implementadas e mensuradas.
É
nesse momento entra a Informação de Localização. Não é somente
saber o tamanho do mercado, tem que saber quais os estados, os
municípios, os bairros ou as carteiras que possuem maior potencial.
Sem essas informações, a empresa corre o risco de perder algumas
oportunidades de identificar o aumento de cobertura, expansão de
mercado ou readequação de metas e da equipe de vendas.
A
partir deste conceito, informações antes analisadas e visualizadas
em bases de dados, planilhas e apresentações, adquirem uma nova
dimensão, com a consideração dos dados sociodemográficos, de
perfil geonegocial (comércio, serviços, etc.) e da atividade
econômica de uma determinada área.
PRINCIPAIS COMPONENTES
A
principal característica do Geomarketing é a associação de
informações diversas a mapas digitais. Desta forma os componentes
básicos de uma iniciativa de Geomarketing são: planejamento do
estudo, os dados que serão analisados e a tecnologia que
possibilita sua análise geográfica.
TECNOLOGIA
Os
dados a que são utilizados passam pelo processo de “geolocalização”,
esse registro é associado a uma variável geográfica, como Estado,
Município, Bairro, CEP ou Logradouro, que nós dá a identificação
de sua localização no espaço geográfico (LAT-LONG, ou latitude e
longitude).
Desta forma, as informações que são analisadas podem ser localizadas em um mapa, através de um sistema chamado GIS ou SIG que significa: Sistema de Informação Geográfica, que integra várias bases de dados geo-referenciadas.
Desta forma, as informações que são analisadas podem ser localizadas em um mapa, através de um sistema chamado GIS ou SIG que significa: Sistema de Informação Geográfica, que integra várias bases de dados geo-referenciadas.
Esta
tecnologia nos dá ama simplificação de análises complexas, como a
identificação de concentrações de público alvo em áreas ainda
não atendidas pela empresa e áreas com potencial de abertura de
novos canais de atuação.
BASES
DE DADOS
Os
dados que são analisados podem ser diferentes fontes:
- Bases de dados públicas, como o IBGE, PNAD, POF (Pesquisa de
Orçamento Familiar), onde pode-se extrair dados como Renda
Média Familiar,
- Bases de dados públicas, como o IBGE, PNAD, POF (Pesquisa de
Orçamento Familiar), onde pode-se extrair dados como Renda
Média Familiar,
- População, Faixa Etária, Perfil da População Trabalhadora,
Infraestrutura Domiciliar e Composição Familiar,
- Bases de dados adquiridas de empresas especializadas
(datasets, projeções, modelos estatísticos),
- Bases de dados desenvolvidas especialmente para a análise a
ser realizada (exemplo: pesquisas de concorrência, auditorias
de PDV, etc..)
http://www.geomarketing.com.br/#!o-que-e/c235r
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