6 passos para vender mais pela internet
Respondido por Eric Santos, especialista
em marketing digital
“O que fazer com os leads
que minha empresa gerou?” “Temos o contato de várias pessoas, mas qual é o
próximo passo para torná-las clientes?” Essas dúvidas são bastante recorrentes
em pequenas empresas que usam
estratégias de marketing digital e já têm - ou estão construindo - uma boa base
de leads.
Isso acontece porque conseguir
que pessoas deixem seus contatos no seu site não é o suficiente para garantir
vendas - e contar apenas com o talento dos seus vendedores também é uma
estratégia arriscada. É preciso criar um processo bem definido para atingir os
resultados esperados.
Uma pessoa que preencheu um formulário no site da sua empresa pode
estar em qualquer um dos seguintes estágios do processo de compra: interesse
pelo tema/aprendizado, descoberta do problema/oportunidade, avaliação de
soluções e comparação de alternativas/fechamento. Bons vendedores - com a ajuda
de ferramentas adequadas - conseguem entender rapidamente o estágio e adequar a
sua abordagem para garantir máxima receptividade no contato.
1. Filtro (Lead Scoring): Se a sua empresa gera um bom número de
leads mensalmente, é preciso estipular um filtro e alinhar entre as equipes de
marketing e vendas qual é o perfil adequado para um lead estar pronto para ser
abordado para a venda. Com isso, evitamos passar para os vendedores Leads ruins
ou muito imaturos.
2. Pesquisa: O vendedor precisa saber com quem estará falando para
elaborar uma abordagem mais direcionada para cada potencial cliente. É
importante procurar informações na internet sobre a pessoa (seu cargo,
interações com a sua empresa, número de conversões) e sobre o seu negócio.
3. Conexão: Estabeleça uma conversa rápida, primeiramente para
avaliar melhor se o lead realmente tem potencial e quais são seus problemas e
necessidades.
4. Avaliação: O vendedor entende mais a fundo as dúvidas,
interesses e a situação do lead e explica como o seu produto ou serviço pode
ajudá-lo a resolver suas necessidades.
5. Apresentação: Aqui é feita a apresentação da solução (produto
ou serviço). Em alguns casos pode ser feita uma demonstração, acordado um
período de amostra grátis para teste, entre outras possibilidades.
6. Negociação e Fechamento: comece as conversas sobre pacotes,
valores, opções de pagamento, etc. Se tudo correr bem, a venda é realizada.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/6-passos-para-vender-mais-pela-internet
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