Saiba como Fidelizar seus Clientes com Marketing de Relacionamento


Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento é a definição de interação com o cliente, antes, durante e depois do projeto, saber se foi satisfatório, construir uma ligação para que a empresa conquiste de forma digna a confiança desse cliente e de outros que através dele podem vir, mas para que isso seja bem feito as empresas precisam ficar atentas ao que o mercado oferece o que agrada em particular cada um, sempre saber a opinião de todos.

Os primeiros conceitos surgiram em 1983, por Berry, autor da literatura de marketing de serviço, ele reconhece a fidelização de clientes como uma forma das empresas entrarem em competitividade, fazer o cliente ficar somente com aquele produto ou aquele serviço é muito gratificando, com isso as concorrentes também querem fazer com que outros clientes se fidelizem, assim fica uma corrida de quem tem mais clientes fiéis ou não.

Para Berry esse tipo de relacionamento entre empresa e cliente, não é somente para ter um consumidor e sim um amigo, alguém que sabe que pode contar com você e você com ele, saber que ele sempre falará bem, sempre será sua maior propaganda, mas acima de tudo, que ele será tratado da melhor forma, sempre que possível será agradado pela aquela empresa, será reconhecido da melhor forma.

Muitos autores já tentaram definir de forma bem especifica o Marketing de Relacionamento, como Evans e Laskin (1994), segundo eles o marketing de relacionamento é “um processo onde a firma constrói alianças de longo prazo tanto com clientes atuais e em perspectiva, de forma que o comprador e vendedor trabalhem em direção de um conjunto comum de objetivos específicos”. Para que isso seja feito deve ser seguir algumas regras, alguns padrões como: assegurar que os funcionários estejam satisfeitos, que sejam também bem tratados, pois se você não cuidar dos funcionários eles não farão um bom trabalho e com isso não tratarão bem os clientes, então tudo começa dentro da empresa, começa com os principais, dar ao consumidor a melhor qualidade dos serviços ou dos produtos, por que não adianta ser simpático e não se preocupar com a saúde de quem está te ajudando.

As bases essenciais para o sucesso em planejamento de marketing de relacionamento é conhecer, interagir e criar novidades na empresa para o cliente, mas jamais se esquecer deles, se puder lembre-se de cada nome, lembre-se de cada rosto, faça uma ficha de cadastro para ter suas informações como, aniversário, tanto pessoa física como CNPJ, sempre deixa-lo participar das suas datas especiais, aniversário da empresa faça uma promoção, sempre agrado a eles.





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