Venha saber como esta o mundo da tecnologia.


                                   




Tecnologia


O mundo da tecnologia e da internet foi palco de várias novidades durante todo o ano de 2013. Mas o que podemos esperar de 2014? Levantamos aqui alguns temas que prometem serem tendências para os próximos anos.





Avanço do Big Data

O Big Data já se tornou uma realidade. Contudo, ainda não são todas as empresas que sabem, ou que podem, tirar proveito desse método de coleta e análise de informações. A tendência é que isso mude no próximo ano.

Algumas companhias grandes já conseguiram concretizar bons resultados utilizando o Big Data. É um retorno expressivo que pode fazer valer o alto investimento. Outras empresas irão se arriscar mais nesse setor, em busca de um diferencial para seus negócios.



Internet das coisas

Já faz algum tempo que ouvimos falar desse conceito e agora ele está cada vez mais perto de se tornar realidade. A comunicação entre aparelhos permitirá uma gama nova de serviços aos usuários. Aplicativos poderão ajudar a controlar o estoque de alimentos de sua casa, o rendimento do combustível do seu carro e a velocidade com que você se transporta na cidade, por exemplo.

Com o rápido avanço do mercado de dispositivos mobile, a integração entre os dispositivos pessoais e os objetos que usamos no dia a dia será cada vez maior.



Tecnologia vestível

Dois grandes lançamentos desse mercado foram anunciados em 2013: o Google Glass e o Galaxy Gear. Contudo, nenhum dos dois se tornou sucesso de público ainda. O relógio inteligente da Samsung decepcionou boa parte dos usuários, por conta de suas limitações técnicas.

Por outro lado, o Google Glass ainda não foi lançado oficialmente. Os óculos interativos do Google estão em fase de testes e espera-se que o lançamento comercial ocorra em 2014. Além disso, há empresas desenvolvendo chips para serem inseridos em roupas. Esse recurso permitirá monitorar a localização dos seus filhos ou dos seus clientes.



Aplicativos que mudam a sociedade

As revoluções que aconteceram no Oriente Médio e as manifestações de Junho no Brasil, mostraram que a internet dá um poder muito grande à sociedade. Alguns aplicativos podem ajudar muito na mobilização social, seja para fins revolucionários, seja para avisar a população de uma cidade que um tufão ou um tsunami se aproxima.

Espera-se que mais aplicativos desse tipo apareçam no mercado no próximo ano.



Impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D evolui a passos rápidos e ganha cada vez mais espaço entre o público. Com essas impressoras é possível produzir desde brinquedos articulados, a ferramentas e braços mecânicos. A impressão de armamentos também começa a ser testada.

No campo da medicina, especula-se que no futuro será possível imprimir tecidos e órgãos humanos, além de próteses e ossos.



A ultra definição

No entretenimento, 2014 vai ser palco da expansão do recurso de Ultra Definição para vários gadgets. Computadores, smartphones, tablets e televisores poderão possuir resoluções até 4 vezes maiores do que os de alta definição. Esse recurso também é conhecido como 4k, pelo fato da resolução atingida ultrapassar as 4 mil linhas. Contudo, já existem câmeras capazes de captar em 8k. O futuro do entretenimento vai ser bem nítido.

A tecnologia ganha espaço em todas as áreas da nossa vida de forma bem rápida, por isso é importante conhecê-las para as usarmos a nosso favor.

Quais tendências tecnológicas você quer estar usando em 2014?








Comentários

Postagens mais visitadas